sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Tarefa 2 - Elaboração e avaliação de projetos

Nos mesmos grupos das atividades anteriores, identifiquem qual dos 3 projetos analisados, obteve os melhores resultados. Identifiquem um servidor do Município responsável ou que tenha atuado neste projeto e faça uma entrevista para identificar as principais características em termos de conhecimento, habilidades e atitudes desse gestor. A partir das respostas, proponham um perfil de gestor de projetos municipais e poste (individual) na Atividade online "Perfil de gestores de projetos públicos", em no máximo 15 linhas, a sua proposta tomando como referência os capítulos do livro indicado na unidade 4, e dos slides 64 ao 66 da apresentação
Dos três projetos analisados pelo grupo em atenção à tarefa proposta,  o que obteve melhores resultados foi o Projeto Radar, Ronda de Amparo ao Adolescente na Rua. Esse trabalho é desenvolvido pelo CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) . O programa é atendido por educadores sociais que trabalham nas ruas da cidade, abordando crianças e adolescentes. Atualmente são em quatro pessoas, trabalhando de 2a. a 5a. feira das 09 às 21h, sendo que 6a. feira, sábado e domingo trabalham até a meia noite, em sistema de turno. Destes quatro, dois deles têm nível universitário e dois até o ensino médio, porém têm perfil para trabalhar com crianças e adolescentes, moradores de rua ou não, recebendo capacitação quando são admitidos. Os quatro funcionários, os Educadores de Rua - (ER),  têm reunião toda terça-feira na entidade, coordenada pela Assistente Social (A.S). Os ER promovem para as crianças e adolescentes que estão nas ruas, inclusão em programas sociais, reintegração familiar, ao mesmo tempo em que fazem um cadastro utilizado para controle e visitas domiciliares (ANEXO 1). Assim, com o endereço já cadastrado, a A.S. vai até as respectivas  famílias, com o objetivo de orientá-las em relação à criança ou ao adolescente, inclusive providenciando para que recebam ajuda alimentar e inserção em programas sociais para a família. Atualmente, diante de todo o trabalho, são apenas 5 menores que ainda estão nas ruas e alguns adolescentes que não tiveram esse trabalho quando eram crianças e moravam nas ruas.
            Os Educadores de Rua não têm um local fixo de trabalho, eles devem estar sempre onde existe maior evidência de crianças e adolescentes em situação de risco. Entretanto, alguns locais são conhecidos como o foco dessa população, tais como rodoviária, praça perto do cemitério, região central e próximo a praças, supermercados em que há muitos carros estacionados. Esses locais são os mais atendidos, entre outros, que a própria assistente social se comunica com o ER para fazer aquele trajeto ou quando é informada ou sabe de algum caso para tais providências.    
            A estrutura para desenvolver o trabalho de ER é dada desde capacitações em cursos apropriados, apoio da coordenação, do juizado, dos conselhos, até o vale tansporte ou condução para locomoção de um local para outro. A exigência é ter perfil para o trabalho, passando pelo crivo da A.S. Existe um relatório semanal de produção de serviço e anotações e o fechamento mensal feito pela A.S. do CREAS.
           


            Para a elaboração desta tarefa foi feita uma entrevista com a A.S. do CREAS  em 19.07.2013 às 10 horas, em Itapetininga. A seguir minicurrículo:

Nome da entrevistada: Clélia Ramos da Silva
Graduação: Assistência Social
Formação: Serviço Social
Trabalhou de 2002 a 2008 no Projeto Caju (Cantinho da Juventude), atualmente o projeto não existe mais, tendo sido transformado em CREAS 1 e 2
Ela foi a primeira pessoa a trabalhar com a aplicação de medidas sócio educativas no Município.

Os 04 monitores trabalham dia e noite todos os dias em sistema de escala.

Formação dos monitores: 
-  Educação Física e atualmente cursando Assistência Social;
-  Administração;
-  2 Ensino Médio.

Abordagem feita pelos ER para os menores: 
- Diálogo;
- É feito relatório uma vez por semana para a gestora do projeto;
- Feita visita familiar;
- Orientações, aconselhamentos e acompanhamento;
- Se o(a) menor continuar nas ruas, o Conselho Tutelar é oficiado para que sejam tomadas as medidas cabíveis ou até o juizado de menores.

Estrutura fornecida aos monitores:
- Telefones celulares;
- Carro;
- Vale transporte, inclusive para pessoas oriundas de outros municípios.

Escolha dos Monitores:
- Atualmente 2 são concursados e dois contratados pelo regime da CLT.

Opinião da Clélia - AS que coordena o trabalho de ER sobre o perfil de um Gestor:
- Compromisso com o trabalho;
- Conhecimento do público a ser trabalhado;
- Pessoas realmente dedicadas ao trabalho;
- Contratos feitos pela CLT ou terceirizados (acrescentou que dessa forma, se não servir ou não cumprir com o  trabalho é possível dispensar)








PERFIL DO GESTOR

Disponível em http://vpmo.wordpress.com/2009/07/12/as-caracteristicas-do-gestor/, consulta feita em 17.07.2013.
De acordo com consulta feita, as características do gestor sob o modelo tradicional são: desempenho de funções, habilidades e competências, enquanto que para Araujo (2004), “as funções do gestor foram delimitadas em: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Já para Granja (Apostila do Curso, 2010) as características estão divididas em dois tópicos, sendo tarefas e habilidades, a seguir:
a) Tarefas:  gerir conflitos, focar resultados e público alvo, estimular a cooperação, negociar aspectos relativos ao projeto, transparência, motivar a sí e aos outros, comprometimento, liderança eficiente, delegar e responsabilizar, relações de trabalho com flexibilidade, empoderamento, atualização e qualificação em geral, parcerias, empreendedorismo, criatividade, inovação e mudanças.
b) Habilidades: negociação, solução de problemas, comunicabilidade, liderança, capacidade de influenciar, experiência,  buscar parcerias, bom relacionamento interno e externo e capacidade de decisão.
Opinião do Grupo sobre perfil do Gestor:
Nesse mesmo sentido, respondendo a tarefa, o grupo chegou a conclusão de que o  Gestor deve ter uma formação condizente com a função que vai exercer, conhecimento de público interno e externo,  comprometimento, capacidade de liderança e de gerir conflitos, saber planejar, executar, controlar, ser criativo, motivado e motivador, elencar prioridades,  cumprir com seus deveres de trabalhador, cidadão,  de uma pessoa correta, honestidade e acima de tudo gostar, valorizar e respeitar aquilo que faz. 

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