sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Fórum 1 - Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública

Formar equipes (colocar os nomes completos na postagem) de três a quatro alunos (as).Não esqueça de mandar individualmente na postagem. 
Escolher um vídeo no YouTube de no máximo dez minutos, significativo e representativo do material estudado e postar o link (testá-lo antes) no fórum, com comentário de consenso do grupo, com duas a quatro linhas (fonte 12, espaço1). O comentário deve ser argumentado, tomando como referência o texto unidade 1.


Comentários: O vídeo em questão aponta índices levantados pelo IBGE, a partir de amostra domiciliar. Nota-se que os indicadores empregados nesta pequisa que visou analisar a situação do trabalho formal, renda e contribuição para a Previdência, foram do tipo Indicadores Analíticos, já que, analisaram questões específicas, e demonstram a condição do mercado de trabalho no período.

------------------------------------------------------------------------------

O vídeo que escolhemos retrata o panorama do Estado de São Paulo, apesar de argumentar-se que o principal motivo da gravidez na adolescência é a falta de informação, acreditamos que o real motivo é a pressão do grupo e do companheiro (namorado) associado com a baixa estima do adolescente.

---------------------------------------------------------------

O vídeo e a pesquisa mostram a ascensão das classes D e E, para a Classe C, devido a melhora da renda e mercado de trabalho. Também verificou o aumento das classes B e A. Nota-se que a classe “C” já é a maior do Brasil. Percebemos que a pesquisa foi realizada por um instituto próprio, sendo que a sua conclusão se baseia em vários índices analisados, entre os quais citamos o aumento do consumo de geladeiras. A apresentadora ressalta que vários são os índices analisados para esta conclusão, o que vem ao encontro do texto de Jannuzi, quando afirma que “um diagnóstico socioeconômico consistente não pode se resumir em apenas um ou alguns indicadores quantitativos” (JANNUZI, 2009, p. 25).

-----------------------------------------------------------------


Nenhum comentário: