quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Materia ABNT - Metodologia, Método e Técnica


Metodologia, Método e Técnica
A metodologia é o caminho para o pensamento, ela é composta por um conjunto de técnicas claras e coerentes, elaboradas com o intuito de encaminhar os impasses teóricos para o desafio da prática e para a o desenvolvimento do potencial criativo do pesquisador. Segundo Michaelis (2000, v.2, p.1368), “metodologia é a arte de guiar o espírito na investigação da verdade”. É um dos instrumentos utilizados para conhecer a verdade e se chegar a um conhecimento. A teoria e a metodologia caminham juntas. A teoria é um conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou da ciência, ou seja, é o conhecimento que nos servimos no processo de investigação como um sistema organizado de proposições que orientam a obtenção de dados. A teoria é construída para explicar ou compreender um fenômeno, um processo ou conjunto de fenômenos e processos. Neste sentido, a metodologia da pesquisa oferece estratégias que facilitam o processo de construção do conhecimento, a serem aplicados, sobretudo na universidade nos cursos de graduação e de pós-graduação. Assume o papel de incentivo à pesquisa, como instrumento fundamental de construção do conhecimento. Na pesquisa científica há de se atender a três pressupostos básicos: a) a epistemologia, âncora do fato ou fenômeno a ser investigado, a partir do corpo teórico existente, no qual se incluem subsídios advindos das diversas áreas do conhecimento com suas leis científicas, teorias, teoremas, axiomas, princípios, escolas, correntes etc.; b) o procedimental, representando a metodologia - o caminho a ser percorrido para se atingir os objetivos previamente estabelecidos; c) os aspectos de normalização, de que trata a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, com suas diversas NBRs, bem como, os requisitos do nível culto da língua portuguesa, caracterizando-se o texto pela objetividade, clareza, coesão, consistência, imparcialidade, e, ainda, as exigências para a formatação/apresentação de um trabalho científico e de publicações científicas.
Site:UTFPR - Servidor de Cursos UAB
Curso:(Turma 2) Normas ABNT-UTFPR e Estruturação de um Trabalho Científico
Livro:Metodologia, Método e Técnica
Impresso por:Silmara Yurksaityte Mendez
Data:quarta, 30 janeiro 2013, 14:09
1 METODOLOGIA, MÉTODO E TÉCNICA
A metodologia é o caminho para o pensamento, ela é composta por um conjunto de técnicas claras e coerentes, elaboradas com o intuito de encaminhar os impasses teóricos para o desafio da prática e para a o desenvolvimento do potencial criativo do pesquisador. Segundo Michaelis (2000, v.2, p.1368), “metodologia é a arte de guiar o espírito na investigação da verdade”. É um dos instrumentos utilizados para conhecer a verdade e se chegar a um conhecimento.
A teoria e a metodologia caminham juntas. A teoria é um conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou da ciência, ou seja, é o conhecimento que nos servimos no processo de investigação como um sistema organizado de proposições que orientam a obtenção de dados. A teoria é construída para explicar ou compreender um fenômeno, um processo ou conjunto de fenômenos e processos.
Neste sentido, a metodologia da pesquisa oferece estratégias que facilitam o processo de construção do conhecimento, a serem aplicados, sobretudo na universidade nos cursos de graduação e de pós-graduação. Assume o papel de incentivo à pesquisa, como instrumento fundamental de construção do conhecimento.
Na pesquisa científica há de se atender a três pressupostos básicos:
a) a epistemologia, âncora do fato ou fenômeno a ser investigado, a partir do corpo teórico existente, no qual se incluem subsídios advindos das diversas áreas do conhecimento com suas leis científicas, teorias, teoremas, axiomas, princípios, escolas, correntes etc.;
b) o procedimental, representando a metodologia - o caminho a ser percorrido para se atingir os objetivos previamente estabelecidos;
c) os aspectos de normalização, de que trata a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, com suas diversas NBRs, bem como, os requisitos do nível culto da língua portuguesa, caracterizando-se o texto pela objetividade, clareza, coesão, consistência, imparcialidade, e, ainda, as exigências para a formatação/apresentação de um trabalho científico e de publicações científicas.

1.1 MÉTODO E TÉCNICA
A utilização de métodos científicos não é uma questão exclusiva da Ciência. Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos, em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Para melhor entendimento será apresentado alguns conceitos de método e na sequência a diferença entre método e técnica, possibilitando melhor entendimento dessa relação com a Ciência.

1.2 CONCEITO DE MÉTODO
Lakatos e Marconi (2010, p.65) definem: “o método é um conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros – traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista”.
 Também Oliveira (2002, p.58) contribui, afirmando que método é um conjunto de regras ou critérios que servem de referência no processo de busca da explicação ou da elaboração de previsões, em relação a questões ou problemas específicos.
 Para Cervo e Bervian (2002, p.23-25), não inventamos um método, ele depende do objeto da pesquisa, pois toda investigação nasce de algum problema observado ou sentido, por isso o uso do conjunto de etapas de que se serve o método científico, para fornecer subsídios necessários na busca de um resultado para a hipótese da pesquisa.
Segundo Fachin (2003, p. 28), o método científico é um traço característico da ciência aplicada, pelo qual se coloca em evidência o conjunto de etapas operacionais ocorrido na manipulação para alcançar determinado objetivo científico. Para tanto, consideramos pelo menos dois aspectos do método científico: 1- sua aplicação de modo generalizado, denominada método geral; 2- sua aplicação de forma particular, ou, relativamente, a uma situação do questionamento científico, denominada método específico.
Você já pode entender que a ciência é constituída de um conhecimento racional, metódico e sistemático, capaz de ser submetido à verificação, buscado através de métodos e técnicas diversas, ou seja, por passos nos quais se descobrem novas relações entre fenômenos que interessam a um determinado ramo científico ou aspectos ainda não revelados de um determinado fenômeno (GALLIANO, 1986, p. 28).
 Dentre os métodos mais usuais para o desenvolvimento e a ordenação do raciocínio, Bastos e Keller (2002, p.84-85) destacam a dedução e a indução.
Dedução: descobre uma verdade a partir de outras verdades que já conhecemos;
Indução: parte da enumeração de experiência ou casos particulares, para chegar a conclusões de ordem universal. Inclui quatro etapas: observação, hipótese, experimentação e a constatação. Constata-se a hipótese levantada, para explicar o fato observado, e é confirmada pela experimentação e transformada em teoria ou lei.
 De acordo com Fachin (2003, p.29-31) para a compreensão dos fatos pela ciência, os procedimentos fundamentais na pesquisa devem ser processados pelo método indutivo (análise) e pelo método dedutivo (síntese).
Indutivo: é um procedimento do raciocínio que, a partir de uma análise de dados particulares, encaminhamos para as noções gerais. Como exemplo a autora descreve: partindo da observação empírica de que a prata é minério condutor de eletricidade e que se inclui no grupo dos metais, ela faz, por sua vez, parte dos minérios. Disso infere, por análise indutiva, que a prata é condutor de eletricidade.
Dedutivoparte do geral para o particular. Sobre o mesmo exemplo, a autora afirma que todos os metais são condutores de eletricidade. A prata é um metal, logo, é condutor de eletricidade. Pelo raciocínio dedutivo, se os metais pertencem ao grupo dos condutores de eletricidade e se a prata conduz eletricidade, necessariamente, entendemos que a prata é um metal.
Os métodos indutivo e dedutivo não se opõem e constituem uma única cadeia de raciocínio. O método indutivo é uma fase meramente científica, é o espírito experimental da ciência, que oferece probabilidades, enquanto o dedutivo é a fase da realização da atividade, oferecendo certezas (FACHIN, 2003, p.31).
Oliveira (2002, p. 63) complementa, sobre os métodos indutivo e dedutivo, quando observa que:
A dedução e a indução, tal como a síntese e análise, generalizações e abstrações, não são métodos isolados de raciocínio de pesquisa. Eles se completam [...]; a conclusão estabelecida pela indução pode servir de princípio – premissa maior - para a dedução, mas a conclusão da dedução pode também servir de princípio da indução seguinte – premissa menor –, e assim sucessivamente.
O método científico não é um só, existem diferentes formas de procedermos para obter resultados científicos; os métodos analítico e sintético, indutivo e dedutivo são de importância fundamental para a construção da base teórica de todas as ciências, cabe ao pesquisador decidir qual o método mais adequado a sua pesquisa (MIRANDA NETO, 2005).

1.3 CONCEITO DE TÉCNICA
Para Miranda Neto (2005, p.39) a técnica da pesquisa trata dos procedimentos práticos que devem ser adotados para realizar um trabalho científico, qualquer que seja o método aplicado. A técnica serve para registrar e quantificar os dados observados, ordená-los e classificá-los. A técnica, especifica como fazer (OLIVEIRA, 2002, p. 58).
Para a realização de uma pesquisa, é necessário o uso de técnicas adequadas, capazes de coletar dados suficientes, de modo que deem conta dos objetivos traçados, quando da sua projeção. Para determinar o tipo de instrumento, é necessário observar o que será estudado, a que irá reportar.
Na realização de uma pesquisa, segundo Oliveira (2002, p. 66), depois de definidas as fontes de dados e o tipo de pesquisa, que pode ser de campo ou de laboratório, devemos levantar as técnicas a serem utilizadas para a coleta de dados, destacando-se: questionários, entrevistas, observação, formulários e discussão em grupo.
A Técnica está relacionada ao modo de realizar a pesquisa, à coleta de dados, ou seja, refere-se à prática da pesquisa. A técnica são os princípios e as normas que auxiliam a aplicação do método. Método é o caminho que se segue mediante uma série de operações e regras aptas para alcançar um resultado que se tem em vista; técnica, por sua vez, é a forma utilizada para percorrer esse caminho (HENRIQUES; MEDEIROS, 2000, p.23).
Na realização de uma pesquisa, pode utilizar-se de um ou de vários tipos de métodos. Fachin (2002, p.35-54) apresenta alguns métodos que podem ser utilizados, isoladamente ou em conjunto, na realização de uma pesquisa. São eles:
Método Observacional: Inicia e acompanha qualquer pesquisa. Inicia-se com as primeiras etapas do estudo e alcança os estágios mais avançados da pesquisa. Não se confunde com a observação natural do ser humano, pois a observação científica deve ser planejada com objetivos definidos e dirigida para um fato específico. Os dados observados devem ser sistematicamente registrados e avaliados. A observação deve ser submetida à verificação e controles de validade e precisão. O método observacional permite, inclusive, aprimorar outros tipos de pesquisa.
Método Comparativo: Investiga coisas ou fatos, explicando-os segundo suas diferenças e similaridades. É muito utilizado na pesquisa social. O método comparativo é usado tanto para comparações de grupos no presente, no passado, ou entre os existentes e os do passado, quanto entre sociedades de iguais ou diferentes estágios de desenvolvimento.
Método Histórico: Investiga fatos do passado para verificar possíveis projeções e influências na sociedade contemporânea. Esse método trabalha com a temporalidade. Utilizando-se de procedimentos atuais, estuda o passado para explicar o presente.
Método Experimental: Submete os objetos de estudo à influência de variáveis, conforme o planejamento e o controle do pesquisador. As variáveis são manipuladas de acordo com o planejamento preestabelecido.
Método do Estudo de Caso: A pesquisa é realizada tomando-se por base um caso concreto e específico. Esse método é caracterizado por ser um estudo intensivo, ou seja, analisa o maior número de variáveis do caso investigado. Os estudos de caso são auxiliados pela formulação de hipóteses, pelo uso da estatística, de formulários de entrevistas e, em algumas situações específicas, pelo questionário como instrumento de pesquisa.
Método Estatístico: Aplica-se, no método estatístico, a teoria da estatística da probabilidade, que estuda fenômenos aleatórios, pois eles se repetem e estão associados a uma variabilidade constante. Os procedimentos utilizados nesse método apoiam-se na teoria da amostragem. Utilizando-se de testes estatísticos, é possível determinar, numericamente, a probabilidade de acertos de uma conclusão, bem como a margem de erro de um valor alcançado.

1.4 REFERÊNCIAS
BASTOS, Cleverson Leite: KELLER, Vicente; MARTIM, Irineu: LENGRAND, Paul. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 16.ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 104p.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. 242p.
FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2003. 195p.
GALLIANO, Alfredo Guilherme. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986. 200p.
HENRIQUES, A.; MEDEIROS, J.B. Monografia no curso de direito: trablho de conclusão de curso. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297p.
MICHAELIS, 2000. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. (Em 2 Volumes) - Idioma: Português (Brasil). 2292 p.
MIRANDA NETO, Manoel José de. Pesquisa para o planejamento: métodos e técnicas. Rio de Janeiro: FGV, 2005. 84p.
OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografia, dissertação e teses. 2. ed., quarta reimpressão. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

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