quarta-feira, 5 de junho de 2013

Fórum III Normas ABNT- Vamos produzir conhecimento

PRODUZIR CONHECIMENTO
Gostaria de destacar em um primeiro momento, a importância do texto para se fazer uma monografia, em seguida pela forma clara e gostosa que a leitura oferece. Quanto a destacar as principais considerações do autor para a elaboração de um TCC ou de uma monografia, é necessário considerar o texto como um todo e seguir o passo a passo para elaboração do trabalho. Não adianta escrever que basta somente ler, ou saber como formatar, ou colocar normas. O TEXTO deve ser considerado em sua integralidade. Sendo assim, a seguir:
O autor destaca que a primeira vez é difícil, mas vai ficando mais fácil; deve-se encontrar o prazer em pesquisar e ler monografias. Essa observação é o estímulo dado para todos. É pertinente conhecer e seguir as normas da Escola e da ABNT, seguir as instruções do orientador, sugar todo oconhecimento que ele possa oferecer. O início do trabalho científico é feito pelo pré-projeto/projeto, já com o tema definido.Verificar a viabilidade do assunto e se existe bibliografia para dar o suporte teórico. Separar a bibliografia existente, anotar as referências como sobrenome, nome autor, partes que sustentarão o trabalho, pág, formas de citação. Usar a 3a. pessoa do singular para o texto. Organizar-se em termos de cumprimento de datas.
Para elaborar a monografia, deixar o processador de texto nos moldes, sendo a esquerda e parte superior 3cm e a direita e parte inferior 2 cm, formatação para papel A4 - 1,25cm de parágrafo, arial 12 e espaçamento duplo entre linhas ou o que a Escola pedir. Fazer o modelo que a Escola usa, tais como capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimentos, resumo, sumário ou índice, etc. Seguindo, colocar todo o projeto já corrigido como Introdução, adaptando a escrita aos moldes e em texto linear. Deve constar na Introdução o tema, a razão da escolha, se é viável, o questionamento, foco da pesquisa, premissas, justificativa, objetivos (geral e específicos), argumentação dos autores, metodologia, o nome e número de capítulos e suporte teórico. Fazer um pré-sumário em que são estabelecidos os conteúdos dos capítulos da monografia, seguindo um raciocínio silogistico, iniciando com a premissa menor (SE) um outro com apremissa maior (E) e o terceiro a discussão (LOGO), (CUSTÓDIO, 2005) ou as considerações finais e nunca conclusão, pois nenhuma pesquisa se exaure,). A essência da pesquisa monográfica é cada capítulo estar bem fundamentado. As referências seguem as normas. É importante saber que está se escrevendo para o leitor, certificar-se que este entende o que está lendo. Sempre que utilizar a idéia ou escrita de um autor, referencie-o pois o plágio é crime. Lembre-se, o orientador sempre sabe se a escrita é do aluno ou não. Para a escrita utilizar a norma culta, evite a repetição de palavras. Ler o texto em voz alta ajuda muito pois arepetição de palavras, ao escutar o que está lendo, aparece muito nessa técnica.Só use o onde, quando se tratar de lugar, não use o gerundismo e cuide para eque os parágrafos tenham continuidade e de maneira uniforme, isto é, todos quase do mesmo tamanho . Evitar o uso exagerado de parênteses, travessões. Gravar o material. Observar sempre o que o orientador pedir e fazer de acordo com o que a escola estabelecer. O número de folhas varia de Escola para Escola e finalmente, depois de pronto o trabalho, "na apresentação não temer a banca, pois ninguém conhece melhor o trabalhoque seu autor". (CUSTÓDIO, 2005)
Texto parafraseado de: CUSTÓDIO, J.A.C. (2005) Vamos produzir conhecimento, UFTPR, Curso de Normas ABNT Estruturação de um trabalho Científico,11.03.2013.

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Muitos alunos questionam o fato de que vale se orientar através do manual pois o mesmo mais desorienta do que orienta. E tem lido artigos que discutem a essa dificuldade dos alunos na compreensão de textos e ao analisar os manuais e livros orientadores, foi verificado que realmente para quem não tem o hábito e não está acostumado com a escrita cientifica certamente terá dificuldade em ler esses chamados manuais orientadores. Sei que as regras são muito importantes para que os trabalhos sejam eles quais forem, fiquem padronizados e portanto ajudem no entendimento dos temas. No primeiro momento é um pouco complicado, mas na sequência acaba ficando mais fácil de trabalhar realmente em cima dessas normas. Acho mesmo que o complicado é achar soluções para os problemas, mas interessante quanto as várias sugestões que conseguimos encontrar e se o trabalho for prático, ver se concretizar as soluções, é muito bom.
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Olá, achei muito interessante o texto. O autor nos dá dicas com sua experiencia como aluno, leitor e avaliador de projetos. Sua experiencia auxilia em como redigir um bom projeto a partir da visão de um orientador. Também nos mostra a visão de como orientar um aluno. Fala sobre a importancia da leitura. Para ser um bom escritor é impressindivel ser um bom leitor. A leitura nos insere em um mundo de palavras e expressões, formas de linguagem que são muito úteis na hora de escrever.
Quando o professor fala em artigos substituindo as monografias me identifiquei. Terminei um curso de especialização a pouco tempo e foi solicitado apenas um artigo. Tive bastante dificuldade em escrever tudo que eu tinha em apenas 12 páginas, foi o meu maior desafio. Estava acostumada com a ilimitação das monografias. Quando tem bastante coisa a escrever fica difícil essa limitação. O que fiz foi escrever a base de uma monografia e a partir dela fazer o artigo.
Fiquei bastante intrigada com a parte onde ele fala de formatação e que ele sugere que escolhamos uma fonte e se possivel inovar na escolha. As regras da ABNT e das universidades nos engessam, não nos permitem escolher fontes diferentes, formatações diferentes.
Gostei muito do texto. Me despertou bastante interesse por esse mundo de monografias, leituras, escrita. Muito bom.
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Nesse texto fica clara a intenção do autor em nos acalmar em relação a produção de uma monografia.
Mas, um ponto de vista pessoal é que, independente de quantos textos motivadores podemos ler, de quanto conhecimento do assuntos temos, monografia é monografia e a ansiedade, o desconforto, e principalmente a insegurança aliada com um stress é inerente.
Podemos escrever, reescrever, saber de trás para frente tudo que colocamos no papel, mas o fato de você estar sendo avaliado é terrível, saber que seu livro (porque o TCC não deixa se ser a sua produção literária), vai passar por uma avaliação que pode lhe render o diploma de todo o seu esforço é uma barra pesada e certamente cruel.
Alem dos fatores físicos há o fator psicológico que influencia em uma boa apresentação e o aluno ao se dirigir a uma banca de analise é como um animalzinho acuado indo para o matadouro, mesmo os melhores orientadores se tornam monstros em uma banca, não há paz nem tranquilidade.
Acho legal ver os comentários dos meus colegas a cerca do assunto, abordando com uma paz interior tão profunda sobre o texto e sobre a elaboração de um TCC, mas sei que a realidade que nos toca é outra, onde temos um profundo desespero ao saber as reais condições que envolvem uma elaboração de uma monografia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá...

Só vi a postagem hoje, mas fico contente que tenham gostado do texto.

Obrigado.

José de Arimathéia C. Custódio